Vamos aos fatos: tirando a Brasilflex, que faz alguns dos brinquedos (barcos, naves, calhambeques e aviões) sob consulta, e modelos genéricos por aí, nenhum dos brinquedos é fabricado atualmente. Então, se você quiser colecionar ou procurar algum modelo específico, teu destino é correr atrás de colecionadores.
Felizmente, alguns desses brinquedos foram produzidos aos montes, então nunca foram raridade :P Por outro lado, por serem abundantes e de material inferior, boa parte deles se perdeu, e às vezes é difícil achar uma peça inteira (fiquei anos com um rolo compressor sem capota...). Por outro lado ainda, por não serem os brinquedos mais desejados do universo (com excessão dos Big Frota da Gulliver), a maioria dos colecionadores não dá valor a estes brinquedinhos.
O que quero dizer com isso?
Simples: que o preço das peças vai depender do humor do vendedor. E dos compradores, já que pode demorar um tempão até aparecer um doido que os compre :P

Fora da internet, se você mora em São Paulo, há uma galeria de brinquedos antigos entre a rua Barão de Itapetininga e Sete de Abril. Volta e meia tem novidades lá.

Na internet, tem os caminhos tradicionais:
O site de leilões nacionais Mercado Livre. Apesar de algumas pessoas reclamarem de golpes e problemas com vendedores de lá, nunca aconteceu comigo. Mas não custa se precaver conferindo a reputação do vendedor e que seus compradores dizem^^
Um site especializado em brinquedos antigos é o Playtoy. Volta e meia aparecem Mitroplasts e Big Frotas por lá.
Também tem o site Brinquedos Raros. Para ser sincero, nunca vi este tipo de brinquedo por lá - o perfil parece ser coisas mais antigas, melhores e em maior tamanho. Não custa conferir.
Fora do Brasil, temos o Ebay e o Etsy, dá trabalho, mas volta e meia você encontra algo da Bruder (palavras chave que mais uso: "german", "germany", "west german" e "bruder") à venda por um bom preço.
Também recomendo fuçar a filial alemã do Ebay. Em todos os sites, muitos compradores não vendem para fora dos seus países de origem (ou para o Brasil), mas é sempre bom tentar conversar com eles (em inglês). Fica o aviso que além do preço do brinquedo, você pagará de 10 a 20 dólares de correio ("first class" é a tarifa mais em conta) e que vários brasileiros fizeram compras lá fora e não pagaram, manchando a reputação de compradores daqui.
Para encerrar esse tópico, um vendedor alemão que recomendo é o bruder-oldtimer-traktoren. Ele tem um lote imenso de brinquedos que nem sempre está a venda no Ebay: para mim, valeu a pena abrir contato com ele e negociar, praticamente completei com ele a ala alemã da minha coleção :)


página atualizada em 21/11/2013